21 de out. de 2015

De Volta Para o Futuro


                                          Painel do DeLorean: 21 de outubro de 2015,
    
     A data de hoje é um marco na cultura pop, e em muitas mídias tem se falado das diferenças entre o futuro idealizado no filme e a realidade. Mas ou apenas relembrar a postagem que repito aqui, e já havia publicado na antiga versão deste blog, por volta de 2007:


    Pra mim, a melhor trilogia já feita no cinema é De Volta Para O Futuro. Não sei porque me marcou tanto, lembro que já havia assistido a primeira parte e chegavam notícias que as partes 2 e 3 foram filmadas ao mesmo tempo (acho que foi a primeira vez que isso foi feito) e na locadora os VHS's chegaram praticamente juntos e foi muito legal assistir os filmes no mesmo dia.





Os elementos da série até hoje são meus preferidos em gêneros de filmes: comédia, ficção (viagem no tempo) e ação. Assistindo hoje em dia percebe-se muitos detalhes que passavam batidos nas primeiras vezes, por causa da dublagem ou porque os cartazes e placas que aparecem estão em inglês, exemplos disso são nomes de lugares, músicas, piadas escondidas e etc, e pelo que li na Internet, existem centenas de referências que precisam mesmo de atenção. Exemplo: o produtor era o mesmo do filme Uma Cildada Para Roger Rabbitt, aquele do coelho com desenhos e pessoas reais, lembram? Pois quando Marty está em 2015 (filme 2) olhando a vitrine onde achou o almanaque de esportes, há um boneco do coelho Roger ali.
            O filme original, de 1985, é uma comédia (quase) romântica com uma pitada de ficção. A segunda parte é aventura de ficção puramente, e a terceira já tem menos elementos de ficção e é mais centrada na aventura de desfecho da trama. Claro que eu gostaria que tivesse uma continuação, mas seria forçar a barra de uma série perfeita. Na verdade, a saga continuou nos desenhos animados, que teve 2 temporadas e eram apresentados pelo DR. Brown, com uma introdução em live-action com o ator do filme. 
 
  Baixei os 3 filmes e mesmo assim se encontrar os dvds com um bom preço posso acabar comprando, pena que mudaram a dublagem original. Os personagens Marty Mcfly e Doutor Emmet Brown são inesquecíveis, assim como o vilão Biff Tannen e seu antepassado no faroeste. E o DeLorean? Quem nunca sonhou em ter um?


Existem tantas cenas e curiosidades a comentar destes filmes que escreveria o post mais longo deste blog. Então simplesmente deixo uma sugestão aos apreciadores da série ou do gênero para assistirem com os olhos de hoje e constatarem como a série e seus efeitos especias não envelheceram, qualidade das grandes obras. E pesquisem na net mais segredos e curiosidades dos filmes.



                      
        Falha que eu percebi na segunda parte: Assim como Marty e Dr. Brown não conseguiriam voltar para o futuro em que estavam depois de voltarem a 1985 e perceberem a realidade alterada por Biff, o mesmo Biff não deveria ter conseguido voltar ao seu 2015 depois de entregar o almanaque a si mesmo. Ele deveria já ter encontrado o futuro alterado (mmm, a não ser que a realidade não se altere enquanto algum elemento estiver fora de seu tempo, no caso, Marty e o Doutor – xíi, tá ficando confuso...).
 



A atriz que interpretava a mãe de Marty, depois do primeiro filme, galgou o sucesso absoluto e partiu para seu maior trabalho no ano seguinte: HOWARD, O SUPER-HERÓI, hehehehe, o pato!!   

 

Informações incríveis:

·      O ator Michael J. Fox não era a primeira opção do diretor. Ele substituiu Eric Stoltz (A Mosca 2), que não agradou depois das primeiras filmagens.

·      Michael J. Fox tinha 28 anos no primeiro filme, interpretando Marty com 17.

·      Depois de assistir à trilogia, constata-se que em certo dia de novembro de 1955, havia 4 DeLoreans em Hill Valley: um na garagem do Dr. Brown de 1955 (filme 1), um com o Biff velho de 2015 que voltou no tempo pra dar o almanaque de esportes a si mesmo no passado (filme 2), um voador com o Dr. Brown de 1985 (filme 2), e um enterrado na mina pelo Dr. Brown desde 1885 (filme 3).

·      Todos os filmes tem a cena: Mamãe? Mamãe, é você?


 COMENTÁRIOS DO ANTIGO BLOG:



      
09/06/2009 15:00        
       [thiago]
Vi o I 8 vezes seguidas.Estávamos c/ um video cassete emprestado num fim de semana. Só parei pq tive que devolver o vídeo.

04/06/2009 21:41        
       [Rapsódias]
Repararam que Mcfly significa filho da mosca? ou do mosca? O pai dele era muito mosca morta mesmo...e a dublagem que passavam no filme 2 chamavam ele de franguinho (chiken) e no 3 de covarde (yellow) e eu achava que era erro da dublagem, mas vendo que em inglês era palavras diferentes... e essa história não tinha no primeiro filme.

02/06/2009 16:39        
       [Rato] [RatoRato]
Kacius concordo contigo é a melhor trilogia já feita.Vi o 2 e o 3 no cinema e depois muitas outras vezes os 3 filmes, e até hoje não tenho um predileto. Cada um com suas peculiaridades e sem deixar a desejar ao anterior. Não é mesmo McFly???!!!

02/06/2009 16:06        
       [Leandro]
Dos três eu gosto mais da 2ª parte, mas as partes inicial e final também são incríveis. Estes filmes estão na categoria "Não importa quantas vezes já vi, sempre quero ver de novo!"
 

Nenhum comentário: