31 de out. de 2019

Turmas do 1º ano (Aulas 1 e 2)

Olá alunos! Aqui é o professor Cássius,  este material on line é para pouparmos tempo e não ter que copiar tudo no caderno, assim, vocês podem acessar pela Internet na escola durante a aula ou em casa nos computadores ou celular. Todos os conteúdos terão um exercício, que será o exemplo de como vou cobrar na avaliação. 

Para poder acessar, anote aí:

  rapsodiasnefarias.blogspot.com

Os conteúdos terão o título em vermelho, e os exercícios serão numerados. Vamos lá então:


Sinônimos, Antônimos, Homônimos e Parônimos


As palavras que possuem significados próximos são chamadas sinônimos. Veja alguns exemplos: 

casa - lar, moradia, residência
longe - distante
delicioso - saboroso
carro - automóvel 


Antônimos - São palavras que possuem significados opostos, contrários. Exemplos:


mal / bem
ausência / presença
fraco /  forte
claro / escuro

Homônimos - São palavras que possuem a mesma pronúncia (algumas vezes, a mesma grafia), mas significados diferentes. Exemplos:

  • acento (sinal nas palavras) e assento (de sentar)
  •  
  • caçar (perseguir animais) e cassar (anular)
  •  
  • cela (jaula) e sela (arreio de cavalo)
  •  
  • cinto (da calça) e sinto (de sentir)
  •  
  • concerto (musical) e conserto (arrumar algo)
  •  
  • houve (aconteceu) e ouve (de ouvir, escutar)
  •  
  • mau (antônimo de bom) e mal (antônimo de bem)
  •  
  • noz (fruta) e nós (eu e você)

  • senso (entendimento) e censo (dados estatísticos)
  •  
  • trás (costas) e traz (do verbo trazer)
  •  
  • voz (som da fala) e vós (vocês)



Parônimos são também palavras que apresentam significados diferentes, mas que são pronunciadas da forma parecida, como comprimento e cumprimento.

  • absorver (sugar) e absolver (perdoar)
  •  
  • cavaleiro (homem a cavalo) e cavalheiro (homem educado)
  •  
  • descrição (ato de descrever) e discrição (ato de ser discreto)
  •  
  • peão (homem do campo) e pião (brinquedo de girar)

  • dispensa (mandar embora) e despensa (de guardar comida)
  •  
  • emigrante (que sai do seu lugar de origem) e imigrante (que veio de outro lugar)
  •  
  • eminente (importante) e iminente (que já vai acontecer)


Exercício : 1 Reescreva no caderno as frases dando um antônimo para as palavras  sublinhadas:

a) O garoto moreno é o  melhor jogador. 
b) Este livro é muito leve e pequeno.


Exercício 2 - Dê um sinônimo para:



a)      Complexo

b)      Furioso

c)      Exato

d)      Inquieto





Exercício 3 - Qual a palavra mais adequada nas frases?


Eu falo sempre, mas você não _______.   (   ) houve   (   ) ouve

Ela estava se sentindo ______.           (   ) mau   (   ) mal

Saímos correndo, pois a explosão da bomba era_______. 
(   )eminente (   ) iminente

O juiz decidiu ________ o réu.              (   ) absolver   (    ) absorver




USO DE POR QUE, POR QUÊ, PORQUE E PORQUÊ






























Exercício 4 - Complete com por que, por quê, porque ou porquê:


a) Seu filho brigou com o meu ___________?    (final de pergunta)

b) Diga-me o ________ dessa discussão.     (o motivo, a razão)    

c) Armendaris foi demitido _________ bebia em serviço! (resposta, explicação)



d) _______ ficaste calado?     (início de pergunta)                      



CRASE





Sempre usamos a crase nas expressões:

*às vezes  *à noite  *à tarde  * à toa  * às pressas

* à frente  * à beira   * à medida que

* à moda (mesmo que a palavra moda não apareça). Exemplo: Fez um gol à Cristiano Ronaldo. / (da mesma maneira que Cristiano Ronaldo).


Crase antes de nomes de cidades, países, estados:

Veja:

Vou a Pelotas.      (Voltei de Pelotas) Pelotas é agitada.
Vou à Itália.          (Voltei da Itália)    A Itália é interessante.

Vou à França. Vou à África. 
Vou a Nova Petrópolis. Vou a Florianópolis.


Exercício 5 - Use a crase, quando necessário:



a) Josefina irá a Inglaterra em maio.  



b) Mário nunca viria a entender o fato... 



c) Tonico as vezes estuda no quarto.


d) Você estará aqui hoje a tarde.

e)  Nunca andei a cavalo.

f)  Entreguei o trabalho a professora.

g) O aviso é endereçado a todas as funcionárias.

h) Peço a Vossa Excelência uma atenção ao caso. 

i) Os lutadores estão cara a cara.

j) Comi um bife a milanesa!




ACENTUAÇÃO


Exercício 6:


Você sabe se estas palavras levam acento? Copie no caderno a lápis, uma embaixo da outra, colocando o acento quando for necessário. Depois escreva ao lado se elas são oxítonas, paroxítonas ou proparoxítonas (a sílaba mais forte já está marcada):

sofa      numerico     bauru     dificil     familia     robos  virus

cafe       cafezinho     importantissimo      ingenuo      transito

alguem     cadaver       genero     caido     gaucho   professor


Regras:

Oxítonas - levam acento quando terminam em a(s), e(s), o(s), em/ens

Proparoxítonas - todas levam acento.

Paroxítonas - levam acento quando :

*terminam em: L, N, R, X, i(s), u(s), um/uns, om/ons, ps, ã(s), ão(s);
       Exemplos:   órgão, álbuns, bíceps, fênix, júri

* possui hiato com i(s) ou u;
      
    Exemplos: sa-ú-de, e-go-ís-ta

*terminam em ditongos crescentes: ea(s), oa(s), eo(s), ua(s), ia(s), ue(s), ie(s), uo(s), io(s). 
 
   Exemplos: várzea, mágoa, óleo, régua, férias, tênue, cárie,  início, ...
 


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