3 de nov. de 2019

Integrado 3 e M2 (Aula 1 e 2)

Olá alunos! Aqui é o professor Cássius,  este material on line é para pouparmos tempo e não ter que copiar tudo no caderno, assim, vocês podem acessar pela Internet na escola durante a aula ou em casa nos computadores ou celular. Todos os conteúdos terão um exercício, que será o exemplo de como vou cobrar na avaliação. 

Para poder acessar, anote aí:

  rapsodiasnefarias.blogspot.com

Os conteúdos terão o título em vermelho, e os exercícios serão numerados. Vamos lá então:


REDAÇÃO OFICIAL 


“É a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações. Interessa-nos tratá-la do ponto de vista do Poder Executivo”. ... Logo, a sua natureza é normativa e deve nortear a elaboração de comunicações oficiais."

     São documentos que têm uma maneira certa de ser escrita, redigida, com regras, que falam sobre a numeração, o título, o timbre, a assinatura, data, os parágrafos, espaços, etc. Geralmente nas empresas quem escreve utiliza um modelo pronto, assim é só alterar os dados necessários e o texto da mensagem. Vejamos alguns exemplos:


1- PROCURAÇÃO



Conceito - A procuração é o meio utilizado por uma pessoa física ou por uma jurídica para conceder poderes a outro.



Exemplo.1:


 PROCURAÇÃO


Por este instrumento particular de procuração, eu Dona Benta, brasileira, solteira , maior, residente e domiciliada no Sítio do Pica Pau Amarelo, na Rua Visconde de Sabugoza, nº 41, aluna da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, aprovada no segundo semestre do Curso de Letras, nomeio e constituo meu procurador o senhor Chico Bento, brasileiro, solteiro, maior, residente e domiciliado em Rio Grande, na Rua Monteiro Lobato, nº122, com o fim especial de efetuar a minha matrícula na referida Universidade, no terceiro semestre.


Rio Grande, 24 de Abril de 2000.



Exemplo.2:


PROCURAÇÃO

OUTORGANTE : Bentinho da Silva, solteiro, estudante, RG nº 12345678/9, C.P.F. nº 87654321/000, residente e domiciliado na rua Álvaro Costa , 121 Uruguaiana - RS, CEP. 12345-678.



OUTORGADO: Capitu da Silva, solteira, estudante, RG. nº 1213141516/17, C.P.F. 171615141312/11, residente e domiciliada na Rua Bento Martins, nº 984, Rio Grande - RS, CEP. 65432-210.

PODERES: Para o fim especial de representar-me junto à FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE, podendo tudo praticar, alegar, assinar, promover, discutir, escolher, recorrer, pagar taxas, receber certificados e substabelecer, podendo ainda, receber valores, emitir recibos e dar quitação.


Rio Grande, 12 de abril de 2000.


ASSINATURA DO OUTORGANTE 




Resultado de imagem para procuração para representar pessoa fisica






























2- ATA

Conceito - Uma ata refere-se ao resumo dos fatos de uma reunião de pessoas ou assembleia para um determinado fim já divulgado.

Exemplo:


Ata nº 23/2007. Aos dez dias do mês de agosto, de dois mil e sete, às dezenove horas e trinta minutos, na sala B-03, na EMEF Getúlio Vargas, sob a coordenação da professora Ana Luiza, Diretora, reuniram-se os alunos interessados na organização de um Grêmio Estudantil. Após constatada a presença de todos os alunos e feita a identificação da proposta, a Diretora declarou aberta a reunião. A reunião iniciou-se com a solicitação aluna Gisele Armendaris, que a partir de dezessete de agosto fossem iniciadas as formações das chapas interessadas em presidir o Grêmio. Os alunos estabeleceram um padrão de propostas para que os alunos não fantasiassem ideias absurdas, incompatíveis com o ambiente escolar. Para tanto, pediu-se o afinco de todos os alunos. Por fim, estando os presentes de acordo com o que foi deliberado, a diretoria encerrou a reunião, da qual eu, Fulano de tal, secretário designado, lavrei a presente ata que, após lida e aprovada, será assinada por mim e pelos presentes. [Local], dez de agosto de dois mil e sete. (seguem as assinaturas)







3- REQUERIMENTO



Conceito - O requerimento é um documento específico para solicitação de algo a que uma pessoa física ou jurídica tem direito concedido por lei. 








 Sr. Chefe da Comissão de Curso de Letras da FURG

  



Requerimento

  



Capitu Sarandi, brasileira, com carteira de identidade nº 123456/89, com matrícula nesta instituição nº28850, vem requerer transferência de Letras – Português – Espanhol para o curso de Letras - Português, considerando:

a.  estar devidamente matriculada na instituição e estar quite com a biblioteca universitária

b.  possuir os pré requisitos necessários para cursar as disciplinas a partir da 3ª fase de Letras - Português

c.  o curso ter vagas sobrando nesta fase, não sendo impedimento para liberar uma vaga







Nestes Termos

Aguarda Deferimento.





Rio Grande, 13 de Abril de 2001.







Nivea Gonçalves Ruiz


Como fazer um requerimento escolar - Passo 6
 















































4- CARTA COMERCIAL


Conceito - "é um documento que permite estabelecer a comunicação entre pessoas jurídicas ou entre pessoa jurídica e pessoa física. Atualmente, essas correspondências podem ser tanto físicas, enviadas pelos Correios, como eletrônicas, enviadas por e-mail. Os objetivos dessa carta podem ser variados, como a troca de informações entre as partes, propaganda, ou mesmo o registro de alguma transação."















 


fonte: http://aprendereaplicar.blogspot.com/2009/10/textos-tecnicos-1-carta-comercial-carta_19.html






5- RECIBO



Recibo é um documento escrito em que alguém (pessoa ou empresa) declara ter recebido de outrem o que nele estiver especificado.




A atividade de contabilidade é considerada prestadora de serviços, por isso após efetuar o pagamento da mensalidade, deve-se exigir o recibo de honorários contábil. 


 




DEPOIS DE LER ESTE CONTEÚDO E OUVIR AS EXPLICAÇÕES, O PROFESSOR APLICARÁ UMA ATIVIDADE EM GRUPO AVALIADA. OS TRABALHOS SERÃO EM GRUPO E DEVERÃO SER ENTREGUE NUMA FOLHA DE CADERNO, CONTENDO UM CABEÇALHO CONFORME A SEGUIR:


ESCOLA: CESVP                     DATA: ____/____/____
NOMES: ________________   TURMA: _____________


COMO TÍTULO, UTILIZE A SITUAÇÃO SORTEADA E EM SEGUIDA ESCREVA UM EXEMPLO DE DOCUMENTO QUE A SITUAÇÃO EXIGE.

Nenhum comentário: