6 de fev de 2014

DESEJO NOTURNO - PARTE 4



             Enquanto preparava o primeiro registro ao vivo da banda e impulsionados pelo sucesso do terceiro álbum, o Nightwish resolveu presentear os fãs com um CD especial. Contendo um cover de Gary Moore, duas canções inéditas, uma releitura de uma das músicas do primeiro disco e uma prévia do próximo lançamento com 6 músicas ao vivo, Over The Hills And Far Away é indispensável aos fãs da banda.







      Comentando a discografia da banda finlandesa NIGHTWISH.            

 2001 - A começar pela canção título, cujo significado é “Sobre As Colinas e Além”, regravação de Gary Moore que sinceramente não sei se era sucesso ou não, o disco já começa bem, pois a música é envolvente e dá vontade de sair cantarolando, e é bem trabalhada. Pra quem já ouviu a original, dá pra ver que o Nightwish apenas aproveitou melhor a sonoridade dos vocais líricos e a qualidade acústica da era digital, pois de resto tudo está igualzinho ao que era. Mérito do artista que criou a música, então. A letra é parecida com a história de “O Conde de Monte Cristo”: uma mulher espera pelo amado, aprisionado em um castelo, isolado por um crime que não cometeu, e seu único álibi é esta mulher, com quem passou a noite e com quem estava no momento do crime, só que esse fato não pode ser revelado, pois é a esposa de seu melhor amigo.
      
            A segunda música é 10th Man Down (A Queda do 10º Homem), carregada de corais líricos, com a voz de Tarja bem firme e uma batida forte e lenta, acelerada no refrão. Uma voz masculina canta algumas partes. A letra fala de dever, sobrevivência, matar para viver, o deleite dos tiranos, etc. Dá a entender que é um soldado na guerra, apenas no último verso há menção ao título: O décimo patriota na forca.
            A próxima música, também inédita como a anterior, é Away (Distante), uma balada melancólica, com partes só com a voz e um teclado bem no fundo. É bem calma e bonita, fala de saudade de um tempo melhor, tristeza e esperança: Cada lugar é uma jornada distante e Cada sonho é uma jornada distante são os versos principais do refrão.
            Astral Romance é uma regravação melhorada da quarta música do primeiro álbum, com pequenas alterações na letra, na parte com a voz masculina. A pronúncia de Tarja melhorou bastante, visto que na primeira versão ela pronuncia a palavra nightwish no meio de um verso (pô, o nome da banda!) como nightwiss e na nova versão a coisa foi direito.
            As demais músicas são dos álbuns anteriores, ao vivo: The Kinslayer, She is My Sin, Sacrament Of Wilderness, Walking In The Air, Wishmaster e dependendo da versão do disco, a última pode ser Beauty And The Beast (capa azul) ou Deep Silent Complete (capa vermelha/marrom).


            Deste álbum saiu também o belo videoclipe de Over The Hills And Far Away, agora com orçamento e produção bem maiores que as empreitadas anteriores. Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=6UztEfwHt14

Nenhum comentário: