11 de nov. de 2019

TÉCNICA PARA TEXTOS DISSERTATIVOS


         Dissertar significa expor ideias, argumentos, comentar sobre um assunto do qual se tem informação. Num texto objetivo, o autor explica como as coisas são, sem sua opinião. Num texto subjetivo o autor expressa sua opinião.

            Assunto: é geral, amplo. Exemplo: A água.

            Tema: é específico, dá a trajetória da redação, é uma afirmação ou negação sobre o assunto. Exemplo: A água deve ser preservada por todos.

            Argumentos – razões (o porquê) para afirmar o tema. Exemplo:

            A água deve ser preservada – por quê?

·   porque é finita (1) ;
·   porque é essencial à vida (2);
·   porque seu consumo aumenta  a cada ano (3).



  A dissertação deve ter ter 3 partes identificáveis, distribuídas em parágrafos diferentes: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. 

 Como montar:

Introdução: tema (T) + argumentos (de 1 a 3 frases). Exemplo:



        A água deve ser preservada por todos (T), porque é finita (1), e é essencial à vida (2). Além disso, seu consumo aumenta a cada dia (3).
 


 

Desenvolvimento: expor e comentar cada argumento; defender a ideia, convencer o leitor. Coloque cada argumento em um parágrafo diferente, mas alguns podem vir no mesmo parágrafo. Exemplo:



      Nosso mundo tem água em abundância, mas apenas uma porção é considerada boa para bebermos e utilizarmos. Com a poluição e degradação da natureza pela ação do homem, cada vez menos teremos água potável no planeta (1).
        A civilização humana utiliza água de muitas formas: alimentação, higiene, fabricação de produtos químicos, irrigação de lavouras e outras. Ela é essencial à nossa vida diária(2). Devemos parar e pensar nas gerações futuras, pois o número de seres humanos aumenta no planeta e a quantidade de água não. No futuro a água será muito escassa e cara (3).  


Conclusão: inicia com um elemento de coesão (4) + repetição do tema com outras palavras (5) + desfecho (uma sugestão)-(6). Exemplo:


Em razão do que foi exposto (4), verificamos que é realmente necessário que se preserve a água de nosso planeta(5). Espera-se, assim, que haja a conscientização de todos para não desperdiçarmos esse recurso da natureza do qual precisamos tanto (6)
 





* Cinco qualidades essenciais da escrita:

1.      Coerência: afirmar ou negar uma ideia do início ao fim; não se contradizer;

2.      Coesão: serve para encadear o texto. Conjunções e expressões como: mas, como, pois, porque, portanto, em seguida, porém, uma vez que, consequentemente, conforme, a fim de que, além disso, etc.;

3.      Concisão: não dizer o que não serve para o conteúdo do texto, só o essencial;

4.      Clareza: o texto deve possibilitar apenas um entendimento, sem ambiguidade. Exemplo: O cachorro do seu irmão está doente;

5.      Correção: o texto deve estar correto seguindo as regras gramaticais: pontuação, ortografia, acentuação e concordância.


DICAS:

·         Procure não escrever na 1ª pessoa do singular (Eu). Se fizer isso, nunca escreva “eu acho”. Prefira “eu penso”, “eu acredito” ou então “pensa-se”, “acredita-se”, etc.;

·         O título deve ser escolhido por último, deve ser pequeno e se possível, sem verbo. Se houver verbo, use ponto no final. Exemplos: A água de nosso planeta (sem verbo, sem ponto) ou então A água que utilizamos. - (com verbo, com ponto);

·         Deixe em média 2 dedos de espaço para início de parágrafo;
·         Escreva de ponta a ponta na linha;

·         Não escreva FIM depois do texto;

·         Não assine no final da página, seu nome deve vir no cabeçalho da folha ou local indicado.



Era isso!

 



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