Dissertar significa expor ideias, argumentos, comentar sobre um
assunto do qual se tem informação. Num texto objetivo, o autor explica como as coisas são, sem sua opinião. Num
texto subjetivo o autor expressa sua
opinião.
Assunto: é geral, amplo. Exemplo: A
água.
Tema: é específico, dá a trajetória da
redação, é uma afirmação ou negação sobre o assunto. Exemplo: A água deve ser
preservada por todos.
Argumentos – razões (o porquê) para
afirmar o tema. Exemplo:
A
água deve ser preservada – por quê?
· porque é finita (1) ;
·
porque é essencial à vida (2);
·
porque seu consumo aumenta a cada ano (3).
A
dissertação deve ter ter 3 partes identificáveis, distribuídas em
parágrafos diferentes: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.
Como montar:
Introdução: tema (T) + argumentos (de 1 a 3 frases). Exemplo:
A água deve ser preservada por todos (T), porque
é finita (1), e é essencial à vida (2). Além disso, seu consumo aumenta a cada dia (3).
Desenvolvimento: expor e comentar cada
argumento; defender a ideia, convencer o leitor. Coloque cada argumento em um
parágrafo diferente, mas alguns podem vir no mesmo parágrafo. Exemplo:
Nosso mundo tem água em abundância, mas
apenas uma porção é considerada boa para bebermos e utilizarmos. Com a poluição
e degradação da natureza pela ação do homem, cada vez menos teremos água
potável no planeta (1).
A
civilização humana utiliza água de muitas formas: alimentação, higiene,
fabricação de produtos químicos, irrigação de lavouras e outras. Ela é
essencial à nossa vida diária(2). Devemos parar e pensar nas gerações futuras,
pois o número de seres humanos aumenta no planeta e a quantidade de água não.
No futuro a água será muito escassa e cara (3).
Conclusão: inicia
com um elemento de coesão (4) + repetição do tema com outras palavras (5) + desfecho
(uma sugestão)-(6). Exemplo:
Em razão do que foi
exposto (4),
verificamos que é realmente necessário que se preserve a água de nosso planeta(5).
Espera-se, assim, que haja a conscientização de todos para não desperdiçarmos esse
recurso da natureza do qual precisamos tanto (6).
* Cinco qualidades essenciais da escrita:
1.
Coerência:
afirmar ou negar uma ideia do início ao fim; não se contradizer;
2.
Coesão:
serve para encadear o texto. Conjunções e expressões como: mas, como, pois,
porque, portanto, em seguida, porém, uma vez que, consequentemente, conforme, a
fim de que, além disso, etc.;
3.
Concisão:
não dizer o que não serve para o conteúdo do texto, só o essencial;
4.
Clareza: o
texto deve possibilitar apenas um entendimento, sem ambiguidade. Exemplo: O
cachorro do seu irmão está doente;
5.
Correção: o
texto deve estar correto seguindo as regras gramaticais: pontuação, ortografia,
acentuação e concordância.
DICAS:
·
Procure não escrever na 1ª pessoa do singular
(Eu). Se fizer isso, nunca escreva “eu acho”. Prefira “eu penso”, “eu acredito”
ou então “pensa-se”, “acredita-se”, etc.;
·
O título deve ser escolhido por último, deve ser
pequeno e se possível, sem verbo. Se houver verbo, use ponto no final. Exemplos:
A água de nosso planeta (sem verbo,
sem ponto) ou então A água que utilizamos.
- (com verbo, com ponto);
·
Deixe em média 2 dedos de espaço para início de
parágrafo;
·
Escreva de ponta a ponta na linha;
·
Não escreva FIM depois do texto;
·
Não assine no final da página, seu nome deve vir
no cabeçalho da folha ou local indicado.
Era isso!
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