Interpretação de Texto
ESTE TRABALHO DEVE SER ENTREGUE ATÉ O DIA 25/11 (Apenas para turmas I3 e M2). SOMENTE AS RESPOSTAS, NUMA FOLHA DE CADERNO. NÃO ESQUECER O CABEÇALHO:
ESCOLA: CESVP DATA: __________
NOME: ___________ TURMA: __________
1 Leia o parágrafo e responda:
Desde
o princípio da colonização do Brasil (1530) o trabalho escravo foi utilizado.
No início, capturavam-se os índios para esse tipo de trabalho, mas eles tinham
pouca resistência para os trabalhos pesados e morriam diante dos maus-tratos.
Aos poucos foram substituídos por escravos trazidos da África. Os indivíduos
negros eram fortes e adaptavam-se melhor ao serviço nas lavouras, minas e
residências. Apenas em 13 de maio de 1888 a escravidão no Brasil chegou ao fim,
quando a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea.
Que tipo de texto é este?
( ) Uma piada ( ) Resumo de um filme
( ) Um texto histórico (
) Um conto de fadas
2 Leia o parágrafo e responda:
Um cachorro estava, no meio da floresta, a morder uns
restos de ossos quando surge atrás dele uma onça faminta. Pressentindo que iria
virar almoço de onça, o cachorro pensa rápido e fala bem alto, sem olhar para
trás : - Hummm... que onça deliciosa
acabei de comer! Ouvindo isso, a onça fica assustada e sai correndo com
medo do tal cachorro. Só que um macaco fofoqueiro no alto de uma árvore viu
tudo e foi correndo contar à onça sobre o golpe do cachorro. A onça volta ao
local junto com o macaco... O esperto cachorro novamente percebe a situação,
pensa rápido e diz, bem alto, sem nem se mexer : - Cadê aquele maldito macaco ?
Já faz meia hora que mandei ele para buscar outra onça e até agora nada !!!
Que tipo de texto é este?
( ) Resumo
de um filme ( ) Uma piada
( ) Um texto histórico ( ) Um texto científico
3- Relacione as colunas:
( (1) Texto
narrativo (conta uma história)
(2) Texto descritivo (explica algo com detalhes, sensações, impressões, etc.)
(3) Texto dissertativo (opina e argumenta sobre um assunto com o leitor)
( ) Grave
problema presente no Brasil é o baixo nível cultural da população
devido à falta de leitura de boa qualidade. Segundo o Programa internacional de
avaliação de alunos, que verifica a capacidade de leitura do jovem, dentre os
32 países envolvidos na pesquisa de 2001, o nosso ficou com a última colocação.
( ) Conta a lenda que um velho funcionário
público de Veneza noite e dia, dia e noite rezava e implorava para o seu Santo
que o fizesse ganhar sozinho na loteria cujo valor do prêmio o faria realizar
todos seus desejos e vontades. Assim passavam os dias, as semanas, os meses e
anos. E nada acontecia. Até que no dia do Santo, de tanto que seu fiel
devoto chorava e implorava, o Santo surgiu do nada e numa voz de desespero e
raiva gritou: - Pelo menos, meu filho, compra o bilhete!!!
( ) “A árvore é grande, com tronco grosso e
galhos longos”. É cheia de cores, pois tem o marrom, o verde, o vermelho das
flores e até um ninho de passarinhos. O rio espesso com suas águas barrentas
desliza lento por entre pedras polidas pelos ventos e gastas pelo tempo.
4 Leia e responda:
Sociedade
O homem disse para o amigo:
– Breve irei a tua casa
e levarei minha mulher.
– Breve irei a tua casa
e levarei minha mulher.
O amigo enfeitou a casa
e quando o homem chegou com a mulher,
soltou uma dúzia de foguetes.
e quando o homem chegou com a mulher,
soltou uma dúzia de foguetes.
O homem comeu e bebeu.
A mulher bebeu e cantou.
Os dois dançaram.
O amigo estava muito satisfeito.
A mulher bebeu e cantou.
Os dois dançaram.
O amigo estava muito satisfeito.
Quando foi hora de sair,
o amigo disse para o homem:
– Breve irei a tua casa.
E apertou a mão dos dois.
o amigo disse para o homem:
– Breve irei a tua casa.
E apertou a mão dos dois.
No caminho o homem resmunga:
– Ora essa, era o que faltava.
E a mulher ajunta: – Que idiota.
– Ora essa, era o que faltava.
E a mulher ajunta: – Que idiota.
– A casa é um ninho de pulgas.
– Reparaste o bife queimado?
O piano ruim e a comida pouca.
– Reparaste o bife queimado?
O piano ruim e a comida pouca.
E
todas as quintas-feiras
eles voltam à casa do amigo
que ainda não pôde retribuir a visita.
eles voltam à casa do amigo
que ainda não pôde retribuir a visita.
(Carlos Drummond de Andrade)
a) Como são identificados os personagens no poema?
b) Em apenas uma palavra, como você definiria as
pessoas que iam comer na casa do amigo?
c) O casal iria querer que o amigo fosse
visitá-los? Justifique sua resposta.
5 Leia os textos 1 e 2 abaixo e comente sobre suas semelhanças e diferenças (5 a 10 linhas):
Texto 1 - Aquecimento Global
Nenhum comentário:
Postar um comentário