10 de nov. de 2019

M2 e Integrado 3 (Aula 3)

ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO BÁSICA

Exercício (responder oralmente junto com o professor):

1 Você sabe reconhecer os elementos da comunicação?


Daniela atende o telefone e seu pai diz: - Oi, filha, liguei pra 
saber se estás bem!



Emissor:    Quem envia.        
Receptor: Quem recebe.
Mensagem:  O conteúdo.                   
Canal:   Meio de comunicação
Código: De que forma foi emitida (fala, escrita, qual língua...)
Contexto:      Situação
                                  
Fátima Bernardes anuncia na televisão: -O novo Papa é 
argentino!

Emissor:             
Receptor:
Mensagem:                      
Canal:
Código:
Contexto:

Jonas abre um e-mail dizendo: “Sua nota fiscal foi emitida e 
pode ser acessada em nosso site. Lojas Pernambucanas.”

Emissor:             
Receptor:
Mensagem:                      
Canal:
Código:
Contexto: 


PONTUAÇÃO

Você sabe a função da pontuação?

Vírgula ,   Indica uma pausa breve
  
Ponto final .   Indica o fim da sentença, fim de um pensamento ou fala afirmativa, uma pausa maior;

Dois pontos : Indica que vem algo a seguir;
 

Ponto e vírgula ;  Indica uma pausa maior que a vírgula, mas menor que o ponto final, ou final de um item numa lista que ainda não acabou;
Exclamação !   Uma fala repentina, dita com surpresa ou emoção;

 Interrogação ? indica uma pergunta direta, dúvida;
Aspas "  "      Nome de uma obra, palavras estrangeiras, erradas, gírias, ou citação de outro autor, outro texto;

Parênteses (  ) Explicações, anos de início e fim de eventos importantes, ano de nascimento e morte;   

Reticências ...  Uma lista que não acabou, ou uma fala pensativa, que ficou no ar;

Travessão -  Uma fala direta num diálogo, ou uma pausa para explicar, da mesma maneira que a vírgula e os parênteses.





2 - Coloque o ponto final(.), de exclamação (!) e de interrogação(?) de maneira correta no diálogo: 

Na escola a professora pergunta ao aluno: 
- Quantas patas têm o cavalo __

- Quatro, professora __

- Então chamamos de quadrúpede, certo__

- Certo __

- Muito bem __ E você, quantos pés têm __

- Dois__

- E daí como se chama __

- Joãozinho __
 

  

 Observe o uso de dois pontos, vírgulas, parênteses, aspas e travessão:


a) O escritor Stan Lee (1922-2018) criou os heróis da Marvel.



b) Gosto dos seguintes sabores: morango, creme e chocolate.

c) Toda vez que você disser:   "-Oi!" -   Eu vou responder só    "-Oi!".

d) Fui no cinema ver  "It,  A Coisa".

e) O Capitão - um dos mais corajosos - foi o primeiro a entrar. 

f) Não sei... deixa eu pensar... ah, desisto!
  






ACENTUAÇÃO


Exercício:


Você sabe se estas palavras levam acento? Copie no caderno a lápis, uma embaixo da outra, colocando o acento quando for necessário. Depois escreva ao lado se elas são oxítonas, paroxítonas ou proparoxítonas (a sílaba mais forte já está marcada):

sofa      numerico     bauru     dificil     jiboia     robos  virus

cafe       cafezinho     importantissimo      ingenuo      transito

alguem     cadaver       genero     caido     gaucho   professor



Regras:


Oxítonas - levam acento quando terminam em a(s), e(s), o(s), em/ens


Proparoxítonas - todas levam acento.

Paroxítonas - levam acento quando :

*terminam em: L, N, R, X, i(s), u(s), um/uns, om/ons, ps, ã(s), ão(s);

       Exemplos:   órgão, álbuns, bíceps, fênix, júri

* possui hiato com i(s) ou u;

      
    Exemplos: sa-ú-de, e-go-ís-ta

*terminam em ditongos crescentes: ea(s), oa(s), eo(s), ua(s), ia(s), ue(s), ie(s), uo(s), io(s). 
 
   Exemplos: várzea, mágoa, óleo, régua, férias, tênue, cárie,  início, ...

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