ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO BÁSICA
Exercício (responder oralmente junto com o professor):
1 Você sabe reconhecer os elementos da comunicação?
Daniela atende o telefone e seu pai
diz: - Oi, filha, liguei pra
saber se estás bem!
Emissor: Quem envia.
Receptor: Quem recebe.
Mensagem: O conteúdo.
Canal: Meio de comunicação
Código: De que forma foi emitida (fala, escrita, qual língua...)
Contexto: Situação
Fátima Bernardes anuncia na televisão:
-O novo Papa é
argentino!
Emissor:
Receptor:
Mensagem:
Canal:
Código:
Contexto:
Jonas abre um e-mail dizendo: “Sua
nota fiscal foi emitida e
pode ser acessada em nosso site. Lojas Pernambucanas.”
Emissor:
Receptor:
Mensagem:
Canal:
Código:
Contexto:
PONTUAÇÃO
Você sabe a função da pontuação?
Vírgula , Indica uma pausa breve;
Ponto final . Indica o fim da sentença, fim de um pensamento ou fala afirmativa, uma pausa maior;
Dois pontos : Indica que vem algo a seguir;
Ponto e vírgula ; Indica uma pausa maior que a vírgula, mas menor que o ponto final, ou final de um item numa lista que ainda não acabou;
Exclamação ! Uma fala repentina, dita com surpresa ou emoção;
Interrogação ? indica uma pergunta direta, dúvida;
Aspas " " Nome de uma obra, palavras estrangeiras, erradas, gírias, ou citação de outro autor, outro texto;
Parênteses ( ) Explicações, anos de início e fim de eventos importantes, ano de nascimento e morte;
Reticências ... Uma lista que não acabou, ou uma fala pensativa, que ficou no ar;
Travessão - Uma fala direta num diálogo, ou uma pausa para explicar, da mesma maneira que a vírgula e os parênteses.
2 - Coloque o ponto final(.), de exclamação (!) e de
interrogação(?) de maneira correta no diálogo:
Na escola a professora pergunta ao aluno:
- Quantas patas têm
o cavalo __
- Quatro,
professora __
- Então chamamos de
quadrúpede, certo__
- Certo __
- Muito bem __ E
você, quantos pés têm __
- Dois__
- E daí como se
chama __
- Joãozinho __
Observe o uso de dois pontos, vírgulas, parênteses, aspas e travessão:
a) O escritor Stan Lee (1922-2018) criou os heróis da Marvel.
b) Gosto dos seguintes
sabores: morango, creme e chocolate.
c) Toda vez que você
disser: "-Oi!" - Eu vou responder só "-Oi!".
d) Fui no cinema ver
"It, A Coisa".
e) O Capitão - um dos mais corajosos - foi o primeiro a entrar.
f) Não sei... deixa eu pensar... ah, desisto!
e) O Capitão - um dos mais corajosos - foi o primeiro a entrar.
f) Não sei... deixa eu pensar... ah, desisto!
ACENTUAÇÃO
Exercício:
Você sabe se estas palavras levam acento? Copie no caderno a lápis, uma embaixo da outra,
colocando o acento quando for necessário. Depois escreva ao lado se
elas são oxítonas, paroxítonas ou proparoxítonas (a sílaba mais forte já
está marcada):
sofa numerico bauru dificil jiboia robos virus
cafe cafezinho importantissimo ingenuo transito
alguem cadaver genero caido gaucho professor
Regras:
Oxítonas - levam acento quando terminam em a(s), e(s), o(s), em/ens
Proparoxítonas - todas levam acento.
Paroxítonas - levam acento quando :
*terminam em: L, N, R, X, i(s), u(s), um/uns, om/ons, ps, ã(s), ão(s);
Exemplos: órgão, álbuns, bíceps, fênix, júri
* possui hiato com i(s) ou u;
Exemplos: sa-ú-de, e-go-ís-ta
*terminam em ditongos crescentes: ea(s), oa(s), eo(s), ua(s), ia(s), ue(s), ie(s), uo(s), io(s).
Exemplos: várzea, mágoa, óleo,
régua, férias, tênue, cárie, início, ...
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