26 de abr de 2015

DESEJO NOTURNO – parte 9


             Volto a falar da discografia da banda finlandesa Nightwish. 



            Depois do álbum Once, veio a coletânea Highest Hopes (algo como “As Mais Altas Esperanças”), com uma versão ao vivo de “Higher Than Hope” – daí o trocadilho no título do álbum – do Pink Floyd, e uma nova versão para o single Sleeping Sun, com voz menos lírica da vocalista e um videoclipe com superprodução, com Tarja lindíssima caminhando por um campo de batalha das famosas cruzadas medievais. Os outros integrantes fazem o papel de guerreiros feridos em combate.
 photo snapshot20090301020151.jpg 
         E então, com um lançamento simultâneo em CD e DVD, foi anunciado End Of An Era (Fim de Uma Era), um show na Finlândia da turnê do disco Once. O registro, lançado meses depois, é muito bom, apenas peca em trazer apenas músicas dos últimos discos e nenhuma dos primeiros.

http://www.deadonetrading.com/cms/modules/recordings/public/images/video/Nightwish_xxxx-xx-xx__cover_1290886844.jpg

        Mas ninguém esperava que na manhã seguinte ao show, Tuomas Holopainen, tecladista, compositor e líder intelectual da banda viria a público com uma carta aberta explicando as razões de expulsar a vocalista. Ela teria recebido a carta nos camarins após o término do show e da gravação, com instruções do próprio Tuomas para abrir somente em casa.
       Choque total na comunidade roqueira!
       Pobre Tarja, além de ser demitida de surpresa, a carta foi exposta a todos, numa atitude que meio que a deixava sem defesa nem argumentos. Sinceramente Tuomas pegou pesado.     
      Não vou colocar trechos da carta, os interessados devem ter lido ela em 2005. Mas lembro de uma passagem particular que falava da presença incômoda para os membros da banda do marido (argentino) de Tarja durante as turnês. As “incompatibilidades culturais” mencionava Tuomas. Embora nórdicos e latinos tenham realmente um universo cultural de distância, eles se casaram, fazer o quê, Tuomas? A mulher do frio, extremamente solitária viajando meses com metaleiros bêbados encontrou conforto, calor e companhia nos braços do cara!
       Quer saber? Tá na hora de falar de minha teoria que apenas pincelei em postagens antigas ao comentar certos versos de Tuomas nas canções da banda. O tecladista e compositor era sim apaixonado pela Tarja!
      Pô, o cara foi colega de escola, é coisa antiga! Ele chamou ela pra participar de um projeto acústico e acabaram fazendo sucesso juntos! Ela foi se produzindo, ficando mais e mais bonita. Tuomas sempre revelou que os nórdicos, e ele principalmente, têm dificuldade de demonstrar seus sentimentos. Ele escrevia as canções pra ela cantar e eram realmente canções e poemas para ela. Será que a frieza dessa gente nunca permitiu que ela percebesse ou que ele se declarasse?


Tuomas não atravessou a friendzone!!

        Pobre Tuomas se eu estiver certo! Anos e anos com isso dentro dele saindo apenas em forma de poesia e música (pra nossa sorte). E com o casamento então? Ele deve ter morrido vendo que perdeu tempo demais (quem não passou por isso? Eu sou um!) e que ela acabou escolhendo alguém ainda tão diferente dele, mostrando que ele não tinha aquilo que ela procurava, ou seja as “altas esperanças” de chances caíam de zero para negativo. Sua vingança veio na forma de demissão, e ainda com o apoio dos colegas, não sei se amigos, que podem muito bem ter aconselhado o fim do sofrimento!
      As letras do próximo disco, já com a nova vocalista, trariam mais elementos para reforçar minha tese! 

       

Nenhum comentário: