6 de nov. de 2011

Jewel

      Lembro quando o videclipe da música "You Were Meant For Me" estava no Disk MTV em 1995. Era apenas uma baladinha de uma cantora de rostinho bonito Country/Pop que depois desapareceu.
       Anos depois o amigo Cristiano me mostrou o CD "Pieces Of You" e eu ouvi com atenção e acompanhei as letras e fiquei fascinado. Além de linda (mais do que no vídeo), a  loirinha tinha um talento incrível para compor, as letras eram bem interessantes e sensíveis.




       Tudo bem, não dava pra ouvir o álbum inteiro e não dormir, era muito, mas muito calmo. A mais agitada era a tal balada do clipe. Mas além das letras das canções, o encarte trazia também poemas dela, e sabendo um pouquinho de inglês, pude constatar que eram geniais. O CD acabei trocando por um livro meio que contra minha vontade, mas eu acabei gostando, porém meu irmão emprestou para uma amiga que nunca mais devolveu.
       Das músicas, destacam-se as românticas e melancólicas Don't, Morning Song e Near You Always, que trazem na letra imagens do cotidiano do casal, que obviamente dvem ser das experiências dela, muito simples e bem executadas pela própria Jewel, algumas sozinha com o violão.
       Outras duas ótimas são Who Will Save Your Soul e a Pieces Of You, que trazem mensagens de vida e sobre preconceito, respectivamente. Vejam um trecho desta última:


"Ela é uma garota linda, ela te faz ter pensamentos sujos?
Ela é uma garota linda, você quer amarrá-la?
Ela é uma garota linda, você a chama de vagabunda?
Ela é uma garota linda, ela dormiu com sua cidade inteira?

Garota linda, garota linda,
Você a odeia porque ela tem partes de você?

Você diz que ele é um viado, isso faz você querer machucá-lo?
Você diz que ele é um viado, você quer chutar seus miolos?
Você diz que ele é um viado, ele te deixa com náuseas?
Você diz que ele é um viado, você tem medo que seja exatamente o mesmo?

Viado, viado, você o odeia porque ele tem partes
de você?"


Frase na capa:  O que chamamos natureza humana é na verdade um hábito humano (mensagem de que damos muitas desculpas para não sermos melhores)



     Mas a melhor de todas, pra mim é a mais melancólica, pois a letra é muito legal com as coisas do cotidiano novamente e a voz dela se destaca, acompanhada por um triste piano numa melodia suave, mas de arrepiar: Foolish Games.

    Tem dois vídeos no Youtube desta canção, uma ao vivo e outra num clipe bem produzido, embora a versão da música seja um pouquinho diferente da versão original, apenas com alguns instrumentos a mais.
   Dica, mostrem para suas namoradas, elas deverão gostar, é bem bonito.


http://www.youtube.com/watch?v=UNoouLa7uxA&ob=av3e

5 comentários:

Lobão disse...

Colocaste algo sobre essa cantora e andei pesquisando e encontrei a história de vida dela. Putz...passou trabalho !!!
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jewel

guilherme disse...

Também peguei esse cd eprestado do ameba.

Rapsódias disse...

Tchê, se te consideras amigo do cara, esqueças este apelido, pois ele odeia.

Thiago disse...

Baixei a discografia dela e dá pra fazer uma bela seleção. Vi também um show onde ela mostra um potencial vocal que eu não imaginava que ela tivesse.

Anônimo disse...

Ela é um talento só. Minha favorita tb é Foolish Games,em todas as versões.Uma pena que atualmente ela não faz trabalhos tão bons quanto Pieces of You.

Ana Letícia.